Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 14 de Novembro de 2018
HISTÓRICO DA FEIRA DO PEIXE
Descrição: O Município de Taquaruçu do Sul iniciou no ano de 2005, na Praça da Matriz, de forma pequena, e sem muita pretensão, a comercialização de peixes às vésperas da Semana Santa. O objetivo principal foi buscar junto aos nossos pequenos agricultores peixe de boa qualidade para oferecer à população durante este período, incentivando assim a piscicultura como mais um meio de geração de renda.
Tudo deu tão certo, que a partir de então, a Administração Pública passou a realizar, anualmente, a Feira do Peixe, tendo como local o trevo de acesso do Município.
Hoje, já consolidada, a Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul se tornou uma das maiores feiras da nossa região e do Estado.
Mais de 70 toneladas do produto já foram comercializadas desde sua primeira edição, e a partir de um trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER e piscicultores, foi possível à Administração Municipal criar programas de incentivos aos nossos produtores, que hoje, já com duas agroindústrias em funcionamento e legalizadas através do sistema municipal de inspeção, produzem todo o peixe consumido durante os dias de feira, e com condições de comercializar durante os demais dias do ano.
Trazer de volta tão grandioso evento para a Praça da Matriz Mons. Albino Ângelo Busato foi uma decisão que o Poder Público tomou pensando em oferecer à população taquaruçuense e aos visitantes que sempre nos prestigiaram, um local mais amplo e com melhor infraestrutura para acomodar a todos, uma vez que com a revitalização que a praça está tendo, se tornou um ambiente mais propício e acolhedor para a realização da nossa feira.
Este retorno às origines possibilitou que a Feira do Peixe fosse além, e utilizando a estrutura oferecida pelo Salão Paroquial e o entorno da Praça da Matriz, conta, desde o ano de 2017, com  mais de 40 expositores do comércio e da indústria local e regional, que acreditam no potencial da feira e do município de Taquaruçu do Sul. Além disto, realiza feira do artesanato, com produtos confeccionados exclusivamente pelas nossas artesãs, comercialização de produtos da agricultura familiar e mostra da terneira.
A Feira do Peixe é o evento principal de nosso Município, e sua notoriedade e crescimento só foram possíveis a partir da soma de esforços de todos aqueles que sempre acreditaram e trabalharam de forma contínua e unida para que a cada ano o evento se tornasse melhor e mais grandioso.
“Investir em quem pesca é a certeza de uma ótima pescaria.” Este tem sido o lema principal da Administração Pública, e a certeza de que a cada edição a feira supera o sucesso anterior e de que a capacidade de crescimento ainda é muito grande, são os estímulos que nos movem para a melhoria e a continuidade do evento.
A nossa Feira já está solidificada há muitos anos, e com a capacidade que nosso povo tem de se unir em prol do crescimento e desenvolvimento do Município, temos certeza que ano após ano seremos capazes de ampliar ainda mais nosso evento e nossas potencialidades.