Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 14 de Novembro de 2018
EDUCAÇÃO FISCAL É TEMA DE TRABALHO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Quinta - Feira, 06 de Setembro de 2018
Para trabalhar a Educação Fiscal , os alunos do 4°ano apresentaram um teatro com o objetivo de mostrar a importância da nota fiscal, bem como os direitos e deveres do consumidor e comerciante. Em seguida realizaram a compra e venda no "BAZAR SOLIDÁRIO ".
A cidadania e a Educação Fiscal – ancoradas no dever fundamental de pagar tributos – têm como objetivo principal traçar os contornos de uma concepção contemporaneamente adequada de cidadania, com foco na fiscalidade. Remete então à Cidadania Fiscal, a partir de uma compreensão e aceitabilidade do dever fundamental de pagar tributos, do reconhecimento da sua importância para realização dos direitos fundamentais e do estímulo à participação social, ou seja, Controle Social, permeado pelo princípio da solidariedade social que fundamenta a Constituição Brasileira.
Efetivamente, não há como exigir a concretização dos direitos fundamentais sem que haja, em contrapartida, a contribuição dos cidadãos para que tal objetivo seja alcançado. Dessa forma, não há como concretizar direitos fundamentais sem que haja o cumprimento, por parte dos cidadãos, de um dos principais deveres de cidadania: pagar tributos.
Pensando nisto e levando-se em consideração que a Missão da Educação Fiscal é estimular a mudança de valores, crenças e culturas dos indivíduos, na perspectiva da formação de um ser humano integral, como meio de possibilitar o pleno exercício de cidadania e propiciar a transformação social, os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin, coordenados pela professora Diana Chielle dos Santos, apresentaram um teatro sobre o tema Educação Fiscal.
De forma lúdica, mas com clareza e objetividade, o intuito da realização do teatro com este tema tão importante para toda a sociedade, foi o de mostrar a todos a importância de exigir a nota fiscal quando da realização das compras, além de apresentar de maneira prática e dinâmica os deveres e direitos de todos os consumidores e também dos comerciantes.
Após o teatro os alunos realizaram um “Bazar Solidário”, onde colocaram em prática os ensinamentos recebidos sobre educação fiscal, realizando a compra e venda de produtos, com entrega de nota fiscal, reforçando a importância de, enquanto cidadãos, contribuírem para a vinda de recursos para o Município através da arrecadação de impostos.
Fonte: Karine Zanatta
FOTOS