Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 20 de Outubro de 2018
SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
TIAGO TURCHETTO PESSOTTO
Hora de abertura manhã: 07:45h
Hora de fechamento manhã: 11:45h
Hora de abertura tarde: 13:00h
Hora de fechamento tarde: 17:00h
Telefone: 55 3739 1079
Celular:
À Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente compete executar as tarefas relacionadas com a economia do Município e seu desenvolvimento rural como um todo, especialmente fomentar as culturas do Município, através da assistência técnica direta ao homem rural, executar programas específicos nas atividades produtivas, fazer a gestão do meio ambiente.

À Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente compete executar as tarefas relacionadas com a economia do Município e seu desenvolvimento rural como um todo, especialmente fomentar as culturas do Município, através da assistência técnica direta ao homem rural, orientar, executar, coordenar programas específicos nas atividades produtivas, fazer a gestão do meio ambiente, especialmente:
   I - Coletar dados sobre a produção agropecuária do Município e da região;
   II - Recolher amostras de solo para exames e mapeamento;
   III - Promover a recuperação das áreas de produção agrícola e pecuária, através da execução de programas para utilização da adubação orgânica, corretivos, plantio de espécies recuperadoras e de cobertura do solo;
   IV - Atuar no controle da sanidade animal e vegetal;
   V - Elaborar instruções, avisos e conselhos a agricultores;
   VI - Desenvolver estudos sobre a lavoura tradicional e de novas atividades da região;
   VII - Apoiar as atividades do Estado e da União na área;
   VIII - Promover mostras, exposições e feiras;
   IX - Fomentar a diversificação de atividades produtivas no Município, através da execução de programas específicos;
   X - Prestar assistência técnica, principalmente ao pequeno produtor;
   XI - Atuar na gestão ambiental municipal;
   XII - Promover, com a parceria das demais entidades e órgãos públicos e privados, a educação ambiental da população;
   XIII -Coordenar a elaboração, execução e avaliação do plano de desenvolvimento rural do Município;
   XIV - Incentivar a transformação e agro industrialização da matéria prima local;
   XV - Atuar na inspeção e no controle da qualidade dos produtos.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente compõe-se, basicamente, de:
   I - I - SETOR DE DESENVOLVIMENTO RURAL, com a tarefa de elaborar, coordenar e implementar as políticas, planos, programas, projetos e ações de desenvolvimento rural; e de meio ambiente sustentável, coordenar e executar o plano Municipal de Meio Ambiente, responsabilizar-se pela emissão das licenças ambientais no âmbito municipal.
   II - SETOR DE FOMENTO AGROPECUÁRIO, com a atribuição de programar e executar atividades de assistência e orientação técnicas ao pequeno e médio produtor;
   III - III - SETOR DE GESTÃO AMBIENTAL, com a tarefa de promover a educação ambiental, realizar levantamentos e coleta de dados nas propriedades e estabelecimentos sujeitos ao licenciamento específico, auxiliar na regularização das atividades existentes, orientar para a proteção, defesa e prevenção de ações desfavoráveis ao equilíbrio permanente da Natureza, fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental, coordenar e executar o plano Municipal de Meio Ambiente, responsabilizar-se pela emissão das licenças ambientais no âmbito municipal, auxiliar os outros órgãos no cumprimento da legislação.
   IV - SETOR DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL, com as atribuições de: (
      a) coordenar e executar as atividades de inspeção e fiscalização industrial e sanitária dos estabelecimentos e dos produtos de origem animal;
      b) elaborar as normas, programas e planos para a execução das ações de inspeção, fiscalização, registro, relacionamento e habilitação de estabelecimento, classificação, tipificação, padronização e certificação de produtos.
NÚCLEO DE ATIVIDADES DE INTERESSE COMUM UNIÃO E ESTADO

O Núcleo de Atividades de interesse comum União Estado é o órgão responsável pela realização dos Serviços de peculiar interesse do Município e que são de competência da União e do Estado e, relativos aos programar e projetos específicos, a saber:
   I - Junta de Serviço Militar, encarregada do alistamento militar no Município, e os que pertencem a sua jurisdição;
   II - Assistência e Orientação Fiscal, com as atribuições de orientar o contribuinte sobre assuntos tributários federais e estaduais;
   III - Cadastramentos das propriedades rurais, em regime de convênio com o Ministério da área.
   IV - Emissão de Carteira Profissional, em regime do convênio com o Ministério da área.