Serviços
Previsão do Tempo
Notícias
Terça, 13 de Março de 2018

As Secretarias Municipais da Saúde e Assistência Social e Habitação promoveram no dia 08 de março, o 5º encontro municipal em homenagem ao dia Internacional da Mulher, com o tema: “A vida é muita curta para ser pequena! Seja mulher! Seja feliz.”

O público alvo das homenagens foram 150 mulheres que participam dos grupos de: saúde mental; gestantes; academia de saúde; beneficiárias do Programa Bolsa Família; PIM e Legião de Maria.

Além das homenageadas, estiveram presentes o Prefeito Valmir Menegat, a Primeira Dama Ana Arlei Menegat e as Soberanas da 12ª Feira do Peixe, além dos secretários municipais e servidores de cada uma das secretarias envolvidas.

 A programação da tarde festiva foi coordenada pela assistente social e Coordenadora Municipal de Saúde Mental Izabel Paterno Argenta, que proferiu uma palestra educativa e motivacional, seguida pela abertura da campanha municipal de prevenção aos vários tipos de violências: físicas, psicológicas, sexual, patrimonial e moral contra as mulheres, e que seguirá durante o ano de 2018, com mobilização das secretarias do município, Unidade Básica de Saúde (UBS), escolas, rádio comunitária, conselho tutelar e famílias.

Falou-se também neste dia, sobre mudança de comportamento, onde na maioria das vezes a mulher pensa primeiro na família e deixa a saúde e a realização de seus sonhos para depois.

Foi explanado também pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Gisele Gambin, Angela Bassani Albarello, Claudir Merencio, Iliane Pessotto e Jossana Zanatta sobre a importância da mulher em mudar hábitos e prevenir a saúde física, mental, sexual e nutricional.

Segundo os Secretários da Saúde, Ivan Marcos Albarello e da Assistência Social e Habitação, Luciana Stival Vasconcellos, ao organizar o evento junto com as equipes de trabalho das secretarias envolvidas, pensou-se num tema abrangente, onde fosse possível discorrer sobre vários assuntos interligados que envolvesse o percurso da mulher na sociedade, que por décadas foram vítimas da exploração e opressão, até o início dos movimentos sociais para sua emancipação, bem como, o longo caminho que a mulher ainda terá que percorrer para manter direitos sociais já conquistados e seguir lutando.

Contudo, Izabel destaca que os momentos de aprendizado com perguntas premiadas sobre direitos da mulher, interação entre os profissionais, dinâmicas de grupo, homenagens, sorteios de mimos oferecidos pelo comércio local e regional, ao som de músicas com o gaiteiro Idemar Roque da Silva, lanche da tarde e entrega de presentes pelas secretarias envolvidas, fez com que todas as mulheres presentes se sentissem homenageadas de fato.

         



Fonte: IZABEL ARGENTA