Serviços
Previsão do Tempo
Notícias
Segunda, 14 de Maio de 2018

Em 1919, descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região colonial da Serra Gaúcha, estabeleceram-se nessa comunidade, e ao se fixarem nessas terras, avistaram uma fonte de água encoberta por taquaruçus, onde originou-se o nome Taquaruçu do Sul.

Esses descendentes de imigrantes italianos tiveram como primeiras atividades o cultivo da terra e a criação de gado. Logo surgiu o primeiro núcleo de moradores, que, com o passar do tempo foram criando condições de infraestruturas necessárias à efetivação do município autônomo e independente.

Essa tarefa coroou-se de êxito, quando, no dia 20 de dezembro de 1987, foi realizado o plebiscito, com o aval de 91,55% dos eleitores que compareceram às urnas, aprovando a emancipação. Posteriormente em 09 de maio de 1988 pela Lei nº 8.599/88, com Extensão Territorial de 77,74 Km², foi criado o novo Município de Taquaruçu do Sul, que desde então destaca-se por sua forte organização social, cultural e econômica, um legado histórico dos colonizadores que fundaram e construíram as estruturas além da sede do munícipio as 19 (dezenove) comunidades no interior.

Um Município de pessoas hospitaleiras, tem na sua população sua maior riqueza, já que tudo o que conquistado até então é reflexo da credibilidade e do apoio que todos deram para contribuir no desenvolvimento do Município.

Acreditar que é possível sempre foi uma característica presente nestes 30 anos de emancipação político-administrativa, investindo em Educação, visando espaço e uma formação de qualidade, investindo em Saúde: visando proporcionar aos Munícipes melhor qualidade de vida, Assistência e inserção Social: oferecendo serviços de qualidade, Infraestrutura: atendendo de maneira eficiente na prestação de serviços tanto no interior quanto na cidade, buscando alavancar a economia, incentivando fortemente a Agricultura: que é a responsável pelas maiores receitas municipais, proporcionando oportunidade de maior crescimento na agricultura familiar, com programas específicos e incentivos à suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, piscicultura e produção de grãos.

Além de acreditar na agricultura como propulsora da economia, o Município também investe e acredita no potencial industrial e no comércio no Município, por isto criou programas de incentivo para instalação de novos empreendimentos industriais com o intuito de diversificar a economia e aumentar a arrecadação municipal visando novas formas de geração de emprego e renda para a população e acreditando no seu povo, acima de tudo.

Taquaruçu do Sul, realiza a maior Feira do Peixe da região, com grande comercialização do produto nos dias de Feira e durante todo o ano, com fornecimento exclusivamente de produtores locais, sendo mais uma fonte de geração de renda para pequenos agricultores. A feira atrai além da comercialização e o consumo do peixe, o Turismo Regional, com pessoas vindas de diversos locais para prestigiar o evento e desfrutar das belezas que o Município possui.

Taquaruçu do Sul destaca-se graças ao trabalho que se desenvolve com seriedade, competência e compromisso com o povo. 

Parabéns a cada um que cumpre o seu dever, sempre fazendo o melhor, também aqueles que buscam novas ideias e aceitam os desafios, é com essa ideologia que Taquaruçu do Sul continuará crescendo e se desenvolvendo, comemorando mais e mais vitórias ano após ano.

 

PARABÉNS TAQUARUÇU DO SUL PELOS 30 ANOS DE HISTÓRIA E DESENVOLVIMENTO!

 

Mensagem da Administração Municipal a toda a Comunidade Taquarucuense.

 



Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL