Serviços
Previsão do Tempo
Notícias
Quinta, 12 de Julho de 2018

No mês de junho de 2018, a equipe do Grupo de Educação Fiscal Municipal – GEFM, de Taquaruçu do Sul, juntamente com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin e a Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta, realizaram um Concurso de Educação Fiscal intitulado: OLIMPÍADA DA EDUCAÇÃO FISCAL, em que foram desenvolvidas redações e poesias com os temas: construindo o futuro de nosso país; construindo o futuro de nossa cidade e construindo o futuro de nossa escola.

Os trabalhos foram desenvolvidos e acompanhados pelas professoras da área de linguagem Diana dos Santos, Sandra Sponchiado, Maria Helena Zanchet e Ineides Basso, de ambas as escolas, contemplando estudantes de ensino fundamental e médio.

Para a realização do concurso o GEFM, representando o Poder Executivo Municipal, contou com a parceria do Poder Legislativo que contribuiu com recursos financeiros para a aquisição das premiações, sendo: para os primeiros colocados um prêmio no valor de R$ 100,00 (cem reais) e para os segundos colocados um Kit Escolar. As Escolas foram contempladas com equipamento multimídia, sendo um projetor para a Escola Afonso Balestrin e um notebook para uso dos professores em aula da Escola José Zanatta.

O concurso teve como objetivo principal, despertar o interesse dos estudantes para temas como a função socioeconômica dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e as estratégias e os meios para o exercício do controle democrático entre os estudantes.

Os ganhadores foram:

·      Escola Municipal Afonso Balestrin, com a elaboração de Poesia:

1º lugar: Daniela Giese, 9º ano.

2º lugar: Debora Cenário da Silva, 8º ano.

·      Escola Estadual José Zanatta, com a elaboração de redação:

- Do 5º ano Ensino Fundamental:

1º Lugar: Lorenzo Almeida da Rosa

2º lugar: Mauricio Machado Marion

- Do 9º ano Ensino Fundamental:

1º lugar: Vitoria Augustus Fernandes Barboza

2º Lugar: Jaceara Pedroso de Souza

- Do 3º ano do Ensino Médio:

1º lugar:  Jocelito Pessotto Junior

2º Lugar:  Benhur Zanchet

A realização deste concurso representa uma das ações que são realizadas a cada semestre, e que, junto ao PIT – Programa de Integração Tributária do Estado do RS, contribui para o aumento do índice de retorno de ICMS do Município, com uma representatividade de 0,5%.

A eficácia das ações do Programa de Educação Fiscal no Município representa hoje uma importância financeira que é revertida, principalmente em educação em nosso município e a cada semestre, desde 2013, quando o Programa foi implantado, as Escolas têm sido grandes aliadas na efetivação das ações e na pontuação que deve ser cumprida a cada semestre.

“Entende-se que a busca por um Município, um Estado e um Pais melhor passa pela prática na educação, pela formação de cidadãos mais conscientes e participativos da atividade pública”, salienta a coordenadora do GEFM e professora Arminda Almeida da Rosa.



Fonte: ARMINDA DA ROSA